Som do dia

sábado, 10 de novembro de 2012

Minha conclusão.

Apesar de ter concluído o Ensino Médio a algumas décadas atrás, este ano concluo, no Colégio Estadual Dom Pedro I (Mesquita), o Ensino Médio na  modalidade Normal - Formação de professores.

Foram quatro anos nesta instituição e fiquei muito feliz ao ver o nosso Governador, dizer na mídia que estava equipando as escolas estaduais com laboratórios de informática de última geração, um computador por sala de aula, que os professores seriam capacitados e receberiam notebooks.

Não sei nas outras escolas da rede, mas onde estudo, essa tentativa só durou um ano. Os professores não foram capacitados, os computadores (sem uso) foram tirados das salas de aula, o Laboratório de Informática (lacrado) virou depósito de equipamentos esquecidos e ultrapassados, o técnico e instrutor (terceirizado) não atua mais na escola.

Em quatro anos, só tive acesso uma única vez, ao laboratório. Dava pena, ver o computador da minha sala, empoeirado e somente ocupando espaço na mesa do professor. Até hoje não sei qual o motivo desse desperdício da verba pública. A garotada de minha sala não tem a dimensão disso, mas eu e os professores temos noção do "estrago"

Imaginem, comparando o que passei para vocês neste blog, se a informática realmente tivesse acontecido na escola onde estudo... Imaginaram?  Não?
Vejam o desenvoltura dos alunos do CIEP  Adão Pereira Nunes.
Vejam o que disse a O.I. Michele, na entrevista, sobre o desenvolvimento das crianças na EM Dr. Ely Baiense!

Faço estágio na Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante e, pelos motivos acima, tenho motivos de sobra para escolher este tema para o Blog. Espero que apreciem e deixem seus comentários!

Entrevista com a monitora Michele




Blog: - Fale sobre você e sua formação.
Michele:  - Meu nome é Michele Cristina Bittencourt e atuo no magistério há 18 anos. Pós-graduada em Psicopedagia/Licenciatura Plena em Pedagogia e venho exercendo a profissão na rede de ensino pública e privada.

Blog: - Quanto tempo nesta função e nesta escola?
Michele: - Já havia trabalhado nesta escola no período de 6 anos, como Orientadora Educacional. Retornei a dois meses no Programa “Mais Educação” como Orientadora Tecnológica no segmento de Educação Infantil e Fundamental I.

Blog: - Como você vê o seu trabalho nesta escola?
Michele: - Muito gratificante! Cada dia mais vejo o crescimento, as descobertas e o aprendizado dos alunos…

Blog: - Como elabora suas aulas e as adapta as turmas?
Michele: - Faço um planejamento semanal. Seleciono programas educacionais de acordo com a faixa etária dos alunos. Busco atividades e jogos que vão auxiliar o professor em sala de aula, seja na Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e outras áreas de conhecimento. Desenvolvo também os projetos da escola.

Blog: - Encontra resistência às tecnologias entre os alunos?
Michele: - No início, encontrei sim, pois os alunos não tinham aula de informática educativa e alguns nunca tinham “mexido” no computador. Agora eles contam os dias para retornarem ao Laboratório de informática.

Blog: - O quanto você acha que o acesso à informática contribui para os alunos na sala de aula?
Michele: - Contribui e muito, posso afirmar que 100%. Esse acesso reforça os conteúdos trabalhados, desenvolvem habilidades, estabelecem regras e limites. Aprende-se brincando!

Blog: - Orientando as outras turmas, sente muita diferença com relação a turma do GEEMPA*?
Michele: - Não, pois os programas auxiliam muito, principalmente na alfabetização.

Blog: - Quais comentários, os professores regulares, costumam fazer sobre a frequência de suas turmas ao Laboratório de Informática?
Michele: - Afirmam que os alunos são mais assíduos a escola, que ficam ansioso com a chegada da aula e que sempre contam as novidades.

Bolg: - Com que frequência as turmas frequentam o Laboratório de Informática e qual o critério (se houver)?
Michele: - As turmas frequentam o Laboratório de Informática de 2ª a 6ª feira. Não há critérios para acesso, todos os alunos da escola frequentam em dia e horário estabelecido a sua turma.



* O GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação). Projeto pós-construtivista atuante na correção de fluxo escolar consiste na realização de um trabalho de alfabetização com crianças, que passaram pela escola por alguns anos, sem ter alcançado a aprendizagem desejada, tendo, inclusive, enfrentado a retenção escolar. Visando isso, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED – Mesquita,  resolveu abraçar este Projeto. Hoje, 27 professores são capacitados par a trabalharem com atividades diferenciadas no contexto do letramento, fazendo uso de dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos nas aulas. Cerca de 500 alunos matriculados em turmas do GEEMPA que acontecem em 127 turmas da Rede Municipal.





Estrutura do Laboratório de Informática Educativa

Decoração do Laboratório de Informática Educativa.




Mural de avisos anotações do Laboratório de Informática Educativa.


Pátio interno da Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante - Mesquita - RJ.






Fotos dos alunos no Laboratório de Informática Educativa

Pena que vocês não podem ver as carinhas (snif, snif)...
Mas eu vi,  garanto que é um misto de curiosidade, espanto e alegria.
Maravilhoso e gratificante!












Normas, fixadas no mural, para boa conduta e conservação do Laboratório de Informática. 









Eles acatam com muito carinho e naturalidade, afinal toda a escola é muito bem preservada pelos alunos.

Apresentação.



Sou Sandra Wanderley, 51 anos, mãe, avó, professora e estudante.
Aluna do 4º ano Normal no C.E. Dom Pedro I (Mesquita - RJ) e do 3º período de Licenciatura em Pedagogia CEDERJ/UniRio (Polo Piraí-RJ).

Sou estagiária da rede municipal de Mesquita - RJ, na Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante e neste 4º e último bimestre da minha formação de professora, tive a honra de conhecer o "PROJETO GEEMPA" (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) - grupo presidido pela Professora Doutora Esther Pillar Pillar Grossi, nesses 42 anos tem tido uma vitalidade estupenda, tanto que abraçou o "Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização", demandado pelo Ministério da Educação. Projeto polêmico baseado na pedagogia geempianapara quem conhece, sabe o quanto é importante para sanar as dificuldades de aprendizagem da criança da rede pública. Para os que não conhecem, vale muito a pena conhecer.
http://www.geempa.org.br/

A SEMED, oferece a todos os alunos da rede municipal, a inclusão digital e alunos do GEEMPA não poderiam ficar de fora. A professora da turma, Mônica Albuquerque, conta com o monitora de Informática Michelle para as aulinhas no Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante.   

Sou apaixonada pela minha formação e tudo que vivencio vou levar para sempre. Fiz todos os meus estágios do Ensino Médio, modalidade Normal, nesta escola e durante a minha graduação tenho feito e continuarei a fazer aqui todos os meus trabalhos acadêmicos.    




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